Bobby McFerrin: música perdeu seus elementos espirituais

- O senhor acha que a música de hoje está decadente? 

Bobby McFerrin – Tenho certeza. A música perdeu seus elementos espirituais. O poder da música deixou de ser o espírito para ser o entretenimento. A música conduz a outros planos, e os músicos de hoje não percebem esse poder, de influenciar para o bem. Isso tem a ver com o coração das pessoas. Estão cada dia mais duras, ligadas ao dinheiro. A tecnologia também atrapalha. A maneira como ouvimos música hoje, no MP3, no iPod, nos torna impacientes, incapazes de apreciar. Não compramos um álbum e, com reverência, nos dedicamos a escutá-lo. Só ouvimos e tudo bem. A música hoje serve apenas como trilha sonora de fundo. E nada mais.


_________
O jazzista Bobby McFerrin é cantor e compositor, reconhecido por sua técnica capaz de transformar a voz em instrumento musical.

Entrevista publicada no website da Época em 17/07/2011, acessado em 28 de dezembro de 2011.

E pense no que Schopenhauer disse sobre a música:

"O efeito da música é muitas vezes mais poderoso e penetrante do que o das outras artes, pois aquelas falam da sombra, mas a música da essência.Na música o que reconhecemos não é a cópia, a repetição de uma ideia da natureza interna do mundo. A música é compreendida de modo tão completo e profundo pelo homem interior que chega a representar uma linguagem inteiramente universal; seu caráter distintivo ultrapassa até mesmo o do mundo da percepção."
Arthur Schopenhauer (1788-1860), em O mundo como vontade e representação.


Nenhum comentário :

Postar um comentário